sábado, 24 de novembro de 2012

Operação Prato ou Roswell Brasileiro

          Operação Prato foi o nome dado a uma operação realizada pela FAB em 1977 e 1978, através do seu Comando Aéreo Regional em Belém, para verificar a ocorrência de estranhos fenômenos envolvendo luzes hostis relatados pela população do município de Colares, estado do ParáBrasil.

      O fenômeno era conhecido como chupa-chupa e a história estava criando certa histeria entre os moradores, que buscando uma explicação religiosa atribuía os ataques ao "diabo, que estaria na Terra para atacar os cristãos". Enquanto esteve na cidade, a equipe de Hollanda Lima conseguiu restabelecer a ordem e evitar o pânico, que levava muitos cidadãos a se organizarem para fazer vigílias e usar fogos de artifício na tentativa de afugentar as misteriosas luzes.
           A operação durou pouco mais de quatro meses e nos dois primeiros, a equipe do Capitão Hollanda Lima não registrou ocorrências, porém o cenário iria se modificar radicalmente segundo o militar. Quando as atividades aumentaram e os próprios militares presenciaram os acontecimentos. Relatos afirmam que parecia haver alguma interação dos "visitantes" com o militares, sendo que estes, os visitantes, aparentavam saber da operação mas não se manifestavam (contra ou a favor). Após 4 meses, a operação foi encerrada e os avistamentos cessaram. 

Possíveis otos dos registros da operação

O caso também ficou conhecido como o "Roswell Brasileiro" sendo feito documentários pelo Linha Direta - Mistério (Rede Globo) e pelo Arquivos Extraterrestres (History Channel). 
Documentário do Linha Direta

Documentário do History Channel
Seria o caso ufológico mais famoso do Brasil, até 1996, quando houve o Incidente de Varginha.

Nenhum comentário: