quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

5 descobertas e feitos científicos de 2012


1 – A primeira, e talvez mais uma das mais importantes – não só do ano, mas provavelmente da década – é consolidação da teoria da existência do Bóson de Higgs. Depois dos resultados obtidos pelo CERN passarem por uma revisão por pares, as chances de que o Bóson de Higgs não exista passou para uma em 300 milhões.
2 – Houve também a descoberta de um terceiro código químico, o XNA, que é um polímero sintetizado pelos biologistas moleculares Vitor Pinheiro e Phillip Holliger, do Medic Research Council, no Reino Unido.
Assim como o DNA, o XNA é capaz de armazenar informação genética e depois evoluir através de seleção natural. Por enquanto os pesquisadores esperam que possa haver aplicações na medicina e na indústria, segundo o Wired.
3 – Tivemos também o pouso bem sucedido do veículo explorador Curiosity, da Agência Espacial Norte Americana, em Marte. Com uma série de ferramentas avançadas, o veículo tem como objetivo estudar o planeta, levantar dados e informações para que sirvam de know-how para uma futura missão com humanos.
4 – Também vimos a SpaceX, empresa do empreendedor Elon Musk, passar a fazer voos fretados para a NASA. Uma capsula chamada Dragon, a bordo de um Falcon 9, foi lançada no Cabo Canaveral como a primeira de 12 missões contratadas pela agência americana para a Estação Espacial Internacional.
5 – Cientistas na Universidade de Washington, em Seattle, conseguiram sequenciar com sucesso por completo o genoma de um feto humano . A técnica é completamente não invasiva para o feto, pois usa apenas trechos de DNA ‘flutuando’ no sangue da mãe. De acordo com os pesquisadores, o teste pode estar clinicamente disponível em apenas cinco anos. Ele é importante, pois, conhecendo o código, é possível saber de possíveis condições que podem ser fatais ainda bem cedo, assim salvar vidas e aliviar dores.

Nenhum comentário: